terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ementa e Objetivo

DISCIPLINA                 METODOLOGIA DO PROJETO              
CARGA HORÁRIA       60 H
PERÍODO:       5º

EMENTA
O Processo de design. Etapas do projeto de design. Funções práticas e estático- simbólicas do produto; Definição de parâmetros técnicos, ergonômicos e estéticos, Ferramentas do projeto: técnicas de análise e síntese projetual.

OBJETIVO DA DISCIPLINA
Os alunos deverão ser capazes de compreender o projeto como um processo com metodologia própria, desde seu planejamento aos testes de modelos confeccionados. Entender e gerir projeto

PROGRAMA DETALHADO

UNIDADE I

Objetivo:
Conhecer as principais técnicas e métodos para prática projetual.

Conteúdo:
1.1   Introdução à prática projetual;
1.2   Principais técnicas e métodos de projeto;
1.3   A importância da metodologia de projeto para o seu desenvolvimento.

UNIDADE II

Objetivo:
Identificar a problemática, hipóteses e variáveis para elaboração de projetos

Conteúdo:
2.1 Problemática geral, problemas;
2.2 Potencialidades, hipóteses gerais, hipóteses finais;
2.3 Anteprojeto, projeto e avaliação.

UNIDADE III

Objetivo:
Conhecer estudos de casos na área do design e especificamente na área de design de moda.



Conteúdo:
3.1 Estudos de caso em design;
3.2 Estudos de caso em design de moda
3.3 Aplicação dos conteúdos levantados nos estudos de caso

UNIDADE IV

Objetivo:
Dominar o desenvolvimento de alternativas, a confecção de protótipos e elaboração de modelos.  

Conteúdo:
4.1 Desenvolvimento de alternativas;
4.2 Confecção de protótipos;
4.3 Testes de modelos;

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, visita externa a uma empresa de Design, aulas com fotos e exemplos de produtos ao vivo, trabalhos e exercícios elaborados em dupla. Debates sobre as fases do projeto e suas metodologias.

LABORATÓRIOS E SOFTWARE NECESSÁRIOS:
Sala de aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2011.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. São Paulo: Elsevier Campus, 2007.
COELHO, Luiz Antonio L (Org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis, RJ: Novas Idéias, 2008.
COELHO, Luiz Antonio L (Org.). Design método. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Teresópolis: Novas Ideias, 2006.
GOMES FILHO, João. Design do objeto: bases conceituais: design do produto, design gráfico, design de moda, design de ambientes, design conceitual. São Paulo: Escrituras, 2006.

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